top of page
20201007_221058.png

IMAGINAR

REALIDADE VIRTUAL

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco
20201105_154443.png

Conheça o grupo Imaginar RV

Estudantes de Pedagogia no Instituto Singularidades, Luis, Marina e Tatiana criaram o Imaginar RV como Trabalho de Conclusão de Curso, em 2020. 

Começamos a sonhar com a ideia de produzir material didático em Realidade Virtual já no começo de 2019, com a chegada do TCC, pudemos finalmente colocar em prática. Acreditamos que a tecnologia está aqui para nos auxiliar no processo de educação, e que a Realidade Virtual é uma ferramenta extremamente rica. A imaginação é o limite! Já existe muito material disponível gratuito, nós também estamos produzindo mais materiais, e queremos que você, educador, entenda sobre essa tecnologia e se sinta seguro para utilizá-la em sala de aula! Então nós vamos te dar a mão e tentar ajudar de todas as maneiras possíveis, ensinando como montar o kit para utilizar essa tecnologia, contando sobre aplicativos e vídeos gratuitos que já existem, como encaixá-los em suas aulas, e, principalmente, disponibilizando mais jogos didáticos em Realidade Virtual! 

Gradiente Abstract

Você sabe é o que é  Realidade Virtual?

        Realidade Virtual é um ambiente produzido por computador, em que o usuário sente como se estivesse mesmo ali. Efeitos visuais e sonoros dão a sensação de completa imersão, o usuário pode interagir ou não com o que vê ao seu redor, dependendo das possibilidades do sistema utilizado. Já temos diversos usos: há os jogos imersivos, existem jornais que levam os telespectadores para o local da história, na medicina há pesquisadores testando a RV para tratar fobias e doenças relacionadas à ansiedade, além de ambientes para a aprendizagem de procedimentos cirúrgicos. Agora pense no quão rico é usar essa tecnologia na educação! Nós podemos visitar uma aldeia indígena, um museu do outro lado do mundo, um outro país sem precisar pegar um avião, são tantas as possibilidades! Podemos ir aonde nossa criatividade nos levar.

       A tecnologia é nossa aliada, e é imprescindível para a educação. Hoje, nós educadores estamos tendo que nos reinventar, o olho no olho passou a ser tela a tela, a nossa proximidade com os alunos depende inteiramente da tecnologia, agora é ela que faz com que nos sintamos conectados a eles. Com a videoconferência nos sentidos próximo aos alunos, o chat permite que os estudantes conectem-se entre si, e a realidade virtual pode trazer uma aproximação muito maior entre aluno e o conteúdo da aprendizagem, tanto no universo EAD quanto no presencial.   

        A Realidade Virtual nos proporciona uma experiência completamente imersiva, a sensação é semelhante a estar de fato no local, e ela pode ser mais memorável e levar a um engajamento muito maior do que uma aula expositiva, porque requer uma interação maior. O educador pode levar seus alunos para o fundo do oceano na aula de ciências, e assim eles terão a oportunidade de estudar espécies que jamais conseguiriam fazer no "mundo real". Na aula de história, os alunos podem voltar no tempo e verem com os próprios olhos a Revolução Francesa. Na aula de geografia, podem visitar outros estados, outros países. Podemos encolher os alunos até ficarem em tamanho microscópico para verem a cadeia de DNA, pense na possibilidade de um laboratório virtual, onde a criança possa fazer experimentos perigosos, possa estudar, por exemplo, a salmonela, algo muito perigoso de se fazer normalmente. Tudo isso é viável graças à Realidade Virtual, as possibilidades são infinitas! A sua imaginação é o limite! Tanto a imaginação do professor, quanto do aluno.

Tipos de conteúdo de RV

        Você sabe quais tipos de conteúdo existem? Há muitos vídeos de 360º no YouTube que você pode utilizar nas suas aulas, é possível visitar inúmeros lugares a partir deles. Temos também aplicativos de Realidade Virtual dos mais diversos tipos, tem aplicativo onde você pode observar de perto os dinossauros, aplicativo onde você vai até o fundo do mar e observa os tubarões, uma pesquisa no google ou na Play Store/Apple Store já te apresentará alguns. Iremos postar aos poucos aqui os aplicativos que consideramos mais legais! E existem os jogos de RV, que é o mais famoso uso da Realidade Virtual, já existem muitos e muitos e muitos jogos, porém a maior parte deles é para uso naqueles óculos caríssimos, e é justamente por isso que aqui no Imaginar RV estamos desenvolvendo jogos educativos utilizando essa tecnologia! Nós queremos torná-la acessível, tanto no sentido das informações quanto do material. É importantíssimo que nós educadores aprendamos a utilizar essa ferramenta para que possamos trazê-la para a sala de aula. 

Em quais momentos utilizamos Realidade Virtual?

        Quando falamos sobre experiências virtuais e simuladas, talvez surja um pouco de medo de que passemos a viver mais nesse mundo idealizado por computadores do que no real, mas a proposta não é nem de perto essa. Ambientes virtuais não substituem e nem nunca substituirão os presenciais. A experiência de interagir com uma simulação jamais provocará o mesmo impacto que ir a um parque, o contato olho no olho, brincar com o pé na grama, sentir as texturas, visitar um museu e relacionar-se com as peças, entre tantas outras coisas. Não estamos falando sobre substituir um pelo outro, mas aproveitar as oportunidades que a Realidade Virtual nos proporciona, ela é extremamente rica nos casos onde não é possível proporcionar a experiência presencial, como uma visita a outro país, uma viagem no tempo com o intuito de observar um momento histórico, uma exploração pelo sistema solar, um laboratório para fazer experimentos científicos perigosos, dentre inúmeras possibilidades. É preciso muito cuidado para discernir os momentos onde usar ambientes virtuais e momentos onde se aproveitar dos ambientes presenciais, deve-se sempre se perguntar se a experiência que você está propondo poderia ser realizada ao vivo, pois caso contrário corre-se o risco de usar essa tecnologia levianamente, e prejudicar a vivência do estudante.

 

Intencionalidade

        Quando formos utilizar recursos de realidade virtual, é necessário que tenhamos muito claro o que exatamente queremos trabalhar, como e por quê. É imprescindível que o educador conheça muito bem o material que for utilizar, para que consiga guiar os alunos na observação, se não houver essa orientação, a experiência vai ser permeada apenas pela diversão e entusiasmo, sem ter necessariamente espaço para a reflexão que queremos.

        É natural que a RV chame muito a atenção dos alunos e por consequência, motive-os, mas passado o primeiro momento, isso pode se mostrar apenas uma curiosidade pela novidade, então o meio deixa de chamar atenção, e o que deve motivar o aluno é a atividade desenvolvida.  

Contato
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco

Alguma dúvida?

Você pode tirar aqui com a gente

Telefone: (11) 95473-7221    /    Email: imaginar.rv21@gmail.com

Obrigado por enviar!

Assine

Inscreva-se para saber sobre os novos posts

Orgulhosamente criado por Marina Gato com wix.com 

Obrigado pelo envio!

bottom of page